segunda-feira, 9 de fevereiro de 2009

Educar para a mudança

Direito à educação significa garantir acesso igual de todos os membros da comunidade nacional a uma educação de qualidade, que lhes forme para uma cidadania ativa e solidária. O Estado tem a obrigação de financiar a escola pública, que deve ser democrática e participativa no que se refere à sua gestão, devendo existir como escolas-comunidades, capazes de solucionar os conflitos inerentes à vida social através de uma prática dialógica contínua de mútua compreensão. (Leia mais)
a

2 comentários:

  1. Fred disse...
    Caríssimo Alexandre, como é salutar ouvir falar, com muita propriedade do dever ser da educação. Começando do título do artigo. Realmente é preciso educar para mudança e vejo que existem iniciativas fantásticas neste campo embora ainda seja pouco para o muito que tem que ser feito.
    No entanto, meu amigo, eu gostaria de fazer um comentário em relação a essa educação. Existe, a exemplo da sociedade em que vivemos, uma divisão enorme na educação. De um lado o serviço público com suapolítica educativa social, que procura trabalhar elementos de socialização e inclusão de jovens carentes em projetos como oscitados no artigo. Do outro lado, eu vejo uma educação elitista das escolas privadas que não sei se possui essa preocupação com o social, fazendo despertar nestes jovens o desejo de uma sociedade mais justa e igualitária onde seja valorizada a pessoa em sua dignidade, diminuindo a discriminacão e facilitando assim uma cultura de partilha e comunhão que possa efetivamente transformar anossa sociedade.
    É preciso uma educação que promova mudança sim. E esperemos que surjam projetos que estimulem e eduquem os jovens carentes e também que estimulem os jovens das classes favorecidas, pois assim todos juntos poderão contribuir para essa mudança social.

    Fred

    ResponderExcluir
  2. Maurício Morais disse...
    Caro Alexandre,

    Excelente artigo, principalmente porque recheado não somente de metas, mas de experiências exitosas.

    Como se vê, muitos desafios já foram enfrentados e superados, trazendo sementes selecionadas de esperança concreta na construção de um mundo mais fraterno e solidário.

    Parabéns, Alexandre. Toda força! Continue firme, pois as suas palavras, com seu testemunho, está motivando outras pessoas nesta grande e maravilhosas aventura.

    Abração,

    Mauricio Morais de Lima.

    ResponderExcluir

A gente quer dar as boas-vindas para você visitante do nosso blog. Para começar o/a convidamos a assistir AO VÍDEO DE FORMATURA para conhecer a experiência histórica da primeira edição da Escola Civitas de Fortaleza. Você pode também assistir aos clipes inéditos das músicas DOIS OLHOS LUZ , ECLIPSE TOTAL , O ZERO e NINGUÉM. Além dos vídeos, nosso blog conta com o ESPAÇO POESIA. Esperamos sua contribuição. Disponibilizamos abaixo textos sobre a busca da fraternidade na política. Boa navegação!