quarta-feira, 4 de março de 2009

Algumas reflexões sobre a república

No seu discurso do dia 03 de março de 2009, de quase três horas de duração devido aos diversos apartes recebidos, o senador Jarbas Vasconcelos (PMDB-PE) apontou para a necessidade de uma ampla e profunda reforma política que contemple, entre outras coisas, uma intervenção enérgica pelo fim da impunidade juntamente com uma ampla ação educativa pela afirmação dos valores republicanos e democráticos na vida política do nosso país, lembrando haver incorporado, às suas propostas apresentadas, parte do “Programa de Governo 2002 Lula Presidente” que consta do documento "Combate à Corrupção - Compromisso com a Ética", por considerar que traz abordagens atuais, corretas mas que no seu entender nunca foram postas em prática pelo atual governo. (Leia mais).
a

2 comentários:

  1. Amigo Alexandre!!
    Seus artigos são primorosos, seu raciocínio é brilhante!! Voce recheia seus pensamentos com determinadas figuras que são proeminentes em seus saberes, e nos leva a conclusão, neste artigo, da necessidade de que finalmente aconteça a tão propalada reforma política. Algo de novo e melhor na vida política dos povos.
    No estágio atual de civilização que nos encontramos, e aqui vai o meu pitaco, acredito que não necessitamos nesse momento, apenas de uma reforma política.
    Precisamos de uma nova política.
    Essa que existe já cumpriu seu papel, teve seu tempo, e agora deveria ser aposentada e colocada definitivamente na lata de lixo da história.
    A política partidária deveria deixar de ser esse balcão de negócios é, uma verdadeira e rentável profissão.
    A política deveria ser realmente do público.
    A grande modificação deveria acontecer dentro dos poderes legislativos. Eles são onerosos demais, estão sempre atrelados ao poder executivo e têm uma produção pífia.

    Alexandre, grande camarada. Gostei do artigo, desculpe se falei bobagem.
    pdp.

    ResponderExcluir
  2. Olá, Paulo! Obrigado mais uma vez por tua participação.
    Penso que desde 1988, com a Constituição, entramos em uma nova etapa da nossa vida política. Mas a mudança de costumes, enraizados nesses 500 anos de história, não acontece de uma só vez. Penso ser necessário que cada um de nós se invista de sua cidadania e comece a instaurar um novo procedimento político entre nós. Depende de cada um, de cada uma.
    Grande abraço

    ResponderExcluir

A gente quer dar as boas-vindas para você visitante do nosso blog. Para começar o/a convidamos a assistir AO VÍDEO DE FORMATURA para conhecer a experiência histórica da primeira edição da Escola Civitas de Fortaleza. Você pode também assistir aos clipes inéditos das músicas DOIS OLHOS LUZ , ECLIPSE TOTAL , O ZERO e NINGUÉM. Além dos vídeos, nosso blog conta com o ESPAÇO POESIA. Esperamos sua contribuição. Disponibilizamos abaixo textos sobre a busca da fraternidade na política. Boa navegação!