sábado, 16 de maio de 2009

DIÁLOGO COMO MÉTODO

Dialogar é mais do que conversar. É o esforço humano, através [dia] da comunicação, de penetrar na verdade [logos] do outro para estabelecer um relacionamento que acrescente mais compreensão mútua entre os interlocutores. (Leia mais)

5 comentários:

  1. Caro Alexandre,
    Você é uma pessoa maravilhosa, que adorei ter conhecido. O texto do blog é muito alto astral e o outro que voce me enviou também está ótimo e espero publicar no proximo numero da nossa latitude,
    abraços
    arim

    ResponderExcluir
  2. Colocar os dons à disposição .... construir novos diálogos mais fraternos.. são verdades que o mundo precisa vivenciar.
    Quem me dera essas verdades nao sejam utopia,..
    Obrigado Aragão, voce é uma dessas pessoas abençoadas que colocam seus dons a disposição, para a construção de um mundo mais fraterno

    Mário

    ResponderExcluir
  3. Caro Alexandre obrigado por este texto! Um grande dom para mim. Que a cada dia tiremos mais proveito da vida com a liberdade obtida através do diálogo com cada pessoa. Quero recomeçar agora mesmo!

    16

    ResponderExcluir
  4. Caro Alexandre,
    Tenho um livro inteiro que focaliza fortemente o tema do diálogo, e está no prelo. Se chama "Educação para uma Economia do Amor: Educação da Práxis e Economia Solidária". É o terceiro da trilogia que estou publicando. Os dois primeiros saíram pela Vozes: 1) "Humanizar o Infra-Humano: Homo Evolutivo, Práxis e Economia Solidária" e "Tornar Real o Possível: Economia Solidária, Desenvolvimento e o Futuro do Trabalho".
    Logo que puder comento seu artigo. Espero que sua saúde esteja inteiramente recuperada!
    Abraço e Luz,
    Marcos Arruda

    ResponderExcluir
  5. Caro Alexandre o texto trata com muita lucidez do valor do diálogo como método de superar nossos limites em busca da verdade. Muitas vezes todos nós temos a tendência de nos fecharmos em nossas próprias razões ficando assim condicionados somente aos nossos pensamentos, que logicamente são limitados. Isto acontece por conta de vários fatores como traumas, bloqueios diversos. Se não fizérmos o esforço de nos abrirmos ao diálogo, a realidade do outro, corremos então um sério risco de nos tornarmos escravos dos nossos próprios sentimentos e pontos de vista limitados. Daí vem o sentimento de frustração, de incompreensão e até de sufocamento diante do minúsculo espaço em que a nossa mente se transforma. Tenhamos então coragem e sabedoria, para estarmos sempre abertos ao diálogo e ampliarmos nossos horizontes em busca da verdade ilimitada da qual todos nós temos necessidade.
    Um obrigado por dividir estas palavras

    ResponderExcluir

A gente quer dar as boas-vindas para você visitante do nosso blog. Para começar o/a convidamos a assistir AO VÍDEO DE FORMATURA para conhecer a experiência histórica da primeira edição da Escola Civitas de Fortaleza. Você pode também assistir aos clipes inéditos das músicas DOIS OLHOS LUZ , ECLIPSE TOTAL , O ZERO e NINGUÉM. Além dos vídeos, nosso blog conta com o ESPAÇO POESIA. Esperamos sua contribuição. Disponibilizamos abaixo textos sobre a busca da fraternidade na política. Boa navegação!