sexta-feira, 22 de maio de 2009

A NOVA RIQUEZA DAS NAÇÕES

Comunhão. Esta é uma palavra que, num primeiro instante, ao ser pronunciada, escutada, escrita ou lida pode reportar-nos a uma compreensão de que se trata de algo tendo a ver com a dimensão religiosa da vida humana. De fato o é, na medida em que pensamos a religião como o processo de re-ligação dos seres humanos entre si e com a Natureza e com o Deus. Mas ao pensarmos na natureza religiosa que a palavra comunhão comporta, corremos o risco, devido a um condicionamento existencial, de incorrer num reducionismo e enquadrá-la apenas nas representações e ritos sagrados, isolando-a de todas as outras dimensões da vida humana: política, econômica, social, cultural. (Leia mais).

2 comentários:

  1. Amigx,
    Recomendo que vc visite o blog do Alexandre Aragão, nosso irmão e companheiro da Comunidade Virtual. Entre outros textos e belas fotos, vc vai encontrar ricas reflexões sobre o tema da Comunhão, valor e prática que fazem parte essencial do novo tempo que estamos semeando neste mundo em profunda crise.
    Abraços e Luz,
    Marcos

    ResponderExcluir
  2. Como eu disse, muita ousadia "reescrever" a riqueza das nações. Mas, o texto está maravilhoso e, realmente, a concepção de comunhão está distorcida hoje em dia.. como tantas outras coisas.

    ResponderExcluir

A gente quer dar as boas-vindas para você visitante do nosso blog. Para começar o/a convidamos a assistir AO VÍDEO DE FORMATURA para conhecer a experiência histórica da primeira edição da Escola Civitas de Fortaleza. Você pode também assistir aos clipes inéditos das músicas DOIS OLHOS LUZ , ECLIPSE TOTAL , O ZERO e NINGUÉM. Além dos vídeos, nosso blog conta com o ESPAÇO POESIA. Esperamos sua contribuição. Disponibilizamos abaixo textos sobre a busca da fraternidade na política. Boa navegação!