sábado, 17 de janeiro de 2009

Vídeo da pesquisa com a juventude do CAIC

3 comentários:

  1. Quando entrei na Escola Civitas de Fortaleza, minha visão de politica mudou muito. Eu já participava do OP, mas mesmo assim não entendia o que era verdadeiramente política, e também nunca tinha ouvido falar de política fraternal, e quando escutei esse termo até me assustei um pouco, pois já sabia o que era fraternidade, mas não sabia que a política podia ser fraterna.
    A Escola Cívitas chegou em um momento certo da minha vida, porque eu estava participando do OP, e OP é participaçao. Na Civitas aprendi a participar de modo construtivo, e usei isso no OP.Comecei a ver que a política pode ser muito boa para todos, inclusive aprendi que a política pode ser o bem comum para todos.
    Ao trazer essa experiência da Civitas pro CAIC através da Pesquisa e da Semana Cultural de 2008, juntamente com Ercos, Xadai e Jocilane, descobri o quando era importante essa questão da política nas nossas vidas.Aplicar aquele questionário na sala de aula foi ótimo para mim, pois me senti um professor tomando conta de uma sala com mais de trinta alunos...foi uma boa experiência. Poder ensinar aquilo que aprendi sobre política foi bom , pois reforçou mais ainda esse tema "política" na minha mente.
    Os resutados da Pesquisa foram diferentes doque eu imaginava. Muitas pessoas tinham visão boa sobre a politica, e isso me chamou a atenção. Também muitas pessoas escreveram que o politico nunca aparece ou nunca vem ver o Bairro, mas essas próprias pessoas, em outra pergunta, disseram não fazer absolutamente nada pelo bairro onde eles moram. É preciso que as pessoas se conscientizem de que a mudança é feita por todos e não por um só: mesmo que esse um tenha muito poder, todos têm que ajudar no processo de mudança para melhor.
    Isso foi o que consegui com a Civitas e espero aprender mais ainda. Um abraço fraterno.
    Isaque

    ResponderExcluir
  2. Minha experiencia de escola civitas foi muito profunda. Sem proselitismo algum, me encontrei com meu "eu" político, entendi a dimensão de minha missão social e utilizar a política como instrumento de justiça. Aprendi dentre outras coisas que a partir da política podemos mudar nossa reaidade local, e se mutiplicarmos esta idéia podemos mudar a realidade de muita gente.

    Hoje, assessoro um parlamentar em Fortaleza, e espero nesta minha atividade por em prática as ideias de fraternidade política na ambiencia do parlamento cearense.

    Sou um cidadão mais fraterno, um político mais consciente e por assim dizer mais justo. Mas, o principal ensinamento não se deu no ambito do conhecimento empírico, mas no subjetivo, pois hoje creio não ser possível fazer política construtiva sem por em prática o principio da unidade.

    Por isso, obrigado a todos, essa vitória é nossa.

    Por Rafael Silva

    ResponderExcluir
  3. A Escola Cívitas, nos moldes como foi estruturada em Fortaleza, foi uma grande escola de democracia, tolerância, companheirismo e respeito. Múltiplas concepções de mundo, múltiplas experiências, distintas filiações partidárias em um debate franco e fraterno, por vezes, tenso também.
    Foi uma grande experiência de política.

    ResponderExcluir

A gente quer dar as boas-vindas para você visitante do nosso blog. Para começar o/a convidamos a assistir AO VÍDEO DE FORMATURA para conhecer a experiência histórica da primeira edição da Escola Civitas de Fortaleza. Você pode também assistir aos clipes inéditos das músicas DOIS OLHOS LUZ , ECLIPSE TOTAL , O ZERO e NINGUÉM. Além dos vídeos, nosso blog conta com o ESPAÇO POESIA. Esperamos sua contribuição. Disponibilizamos abaixo textos sobre a busca da fraternidade na política. Boa navegação!